Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Projeto do Câmpus Inhumas é apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Início do conteúdo da página
SNCT

Projeto do Câmpus Inhumas é apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Os professores Leandro Alexandre Freitas e Rogério Sousa e Silva acompanharam os estudantes Yuri dos Reis Oliveira e Otávio Camargo Marciano durante a SNCT

O projeto de um câmpus inteligente, desenvolvido no Câmpus Inhumas do Instituto Federal de Goiás, foi apresentado no estande do Ministério da Educação (MEC) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, na última semana. Três Institutos Federais (IFG, IF Goiano e IFB) foram convidados para representar a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica nesta edição do evento. 

Nos dias 27 e 28 de outubro, os professores Leandro Alexandre Freitas e Rogério Sousa e Silva acompanharam os estudantes Yuri dos Reis Oliveira e Otávio Camargo Marciano, ambos do curso Técnico em Informática no Câmpus Inhumas, durante a SNCT. O projeto apresentado no evento é de um câmpus inteligente, em que objetos do dia a dia, como lâmpadas, ar-condicionado, persianas, portas e até uma lixeira têm capacidade computacional e são capazes de desempenhar tarefas que facilitam a vida das pessoas.

Maquete

"Projetamos a arquitetura do câmpus inteligente e também desenvolvemos um protótipo para apresentar o projeto por meio de uma maquete", explicou o coordenador do projeto, professor Leandro Alexandre. Também fazem parte da equipe que desenvolve o projeto: o professor Victor Hugo Lazaro Lopes e os alunos Juarez Sebastião de Jesus Neto, João Victor Fernandes e João Marcos de Oliveira Santos. 

Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), essa edição da SNCT teve como tema A matemática está em tudo. No estande do MEC, além dos projetos inovadores dos institutos federais, foram apresentados trabalhos de alunos e professores de universidades federais e de escolas públicas de educação básica.

O MCTIC já anunciou o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, que será Ciência para a Redução das Desigualdades. O assunto está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades. O evento gratuito acontecerá em todo o Brasil de 15 a 21 de outubro do próximo ano.

 

(Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC).

 

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página