Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG promove conferência internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação
Início do conteúdo da página
Destaque

IFG promove conferência internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação

A Instituição receberá o renomado professor titular da Universidad Autónoma de Madri, amanhã, 26, no Câmpus Anápolis

imagem sem descrição.

Docente titular da Universidad Autónoma de Madri (Espanha), o professor doutor Joaquín Paredes-Labra, que é pesquisador na área de alfabetização digital, uso das tecnologias de informação e comunicação na educação básica e na docência universitária (confira o currículo completo dele), vai ministrar uma conferência internacional no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis. A conferência será realizada nesta terça-feira, 27, às 19 horas, no teatro do câmpus.  O tema a ser trabalhado será  Linhas de Pesquisa em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na Educação: entre o otimismo instrutivo e a pedagogia pós-formal. A conferência é aberta ao público em geral e terá certificação de  quatro horas complementares.

O evento está inserido no contexto de mobilidade de pesquisadores e estudantes para constituição da Rede Internacional de Conexão e Estudos entre países da América e União Europeia. A rede em constituição resulta da sinergia de esforços entre pesquisadores do Brasil, Uruguai, México, Colômbia, Espanha e Portugal. Coordenada pelo professor Alessandro Oliveira, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG - Câmpus Anápolis, ela possui como objetivos principais a informação e constituição de posturas frente aos riscos inerentes à utilização e ao consumo de alimentos com agrotóxicos.


O professor Alessandro explica que esta proposta foi iniciada há cerca de quatro anos com agricultores familiares no entorno de Anápolis. Como os pesquisadores em diálogo identificaram situações semelhantes de exposição em seus países, decidiram pela intervenção através de uma proposta integrada de trabalho. Nesta, existem intenções de elaboração de tecnologias e materiais didáticos para a informação, desenvolvimento de técnicas de biodegradação de agrotóxicos e o desenvolvimento de formas mais sustentáveis e seguras de produção.
A pesquisa-ação possui natureza multi e interdisciplinar e visa à aproximação entre pesquisadores e professores em formação com as comunidades de cada País. No decorrer das atividades, todos os dados e ações serão compartilhados em plataforma construída e gerenciada pelo professor Joaquín Labra.

 

PROGRAMAÇÃO NO BRASIL


A vinda do pesquisador para o Brasil dá início ao processo de mobilidade dos professores e estudantes envolvidos. Joaquín Paredes-Labra ficará no Brasil entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março. Nesse período, uma extensa agenda de atividades foi programada para recebê-lo. Estão previstas reuniões de trabalho com os Núcleos de Pesquisas do IFG para protocolo de intenções em parcerias de propostas de pesquisas e também com os Núcleos de Pesquisas parceiros da UnB Cerrado/ NUPEDEA. Estão incluídas ainda visitas ao Mercado Municipal de Goiânia, à sede do Centro UnB Cerrado, à Vila de  São Jorge, em Alto Paraíso (GO), à escola de São João d’Aliança, à Comunidade Kalunga, ao Assentamento Mingau, aos povoados Engenho/Pedra de Amolar/escola/PA Mingau, ao Assentamento Sílvio Rodrigues, ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros/ Vale da Lua e outras atividades.



Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis.

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página