Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Busca
Você está aqui: Página inicial > Aparecida de Goiânia > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Como eu posso receber o certificado de conclusão do Ensino Médio com a nota do Enem?

O primeiro requisito é que o candidato à certificação tenha 18 (dezoito) anos completos na data da prova. Se esse é o seu caso, você deve comparecer ao Protocolo do câmpus do IFG que escolheu para ser seu certificador, levando original e cópia dos documentos listados na Resolução 056/2014 do IFG disponível neste link http://www.ifg.edu.br/images/2015/GABINETE/resolucao56.pdf, além da cópia do Boletim de Desempenho do ENEM para preencher os formulários e solicitar a sua Certificação Parcial ou Total. O candidato precisa atingir notas acima de 450 em todas as áreas do conhecimento e acima de 500 na Redação.

Se o candidato não conseguir a nota mínima em todas as áreas, recebe a Certificação Parcial e pode procurar a Secretaria Estadual da Educação para marcar uma prova de conclusão das disciplinas nas áreas nas quais precisa elevar a nota.

 

O que é preciso para eu fazer o Ensino Médio integrado a um curso técnico no IFG?

Para cursar um curso técnico integrado ao Ensino Médio no IFG, você precisa participar de um processo seletivo que é realizado no início de cada ano e que tem 50% das vagas reservadas para estudantes que fizeram o ensino fundamental em escola pública. Dentro dessa cota, estão reservadas vagas para alunos de família de baixa renda e também para alunos que se identificarem como pretos, pardos ou indígenas.

 

Eu já comecei a cursar o Ensino Médio em outra escola. Posso fazer a transferência para o Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG?

Se você foi aprovado no processo seletivo do IFG, já tendo iniciado o Ensino Médio regular, precisará retomar o primeiro ano do Ensino Médio, porque as aulas dos cursos técnicos são desenvolvidas de forma integrada às matérias escolares.

Mas se você já iniciou um curso técnico integrado em outro câmpus do IFG, há os editais de transferência externa que possibilitam a transferência sem prejuízo do tempo já cursado, conforme exigências específicas do edital a depender do curso escolhido.

 

Quais são os horários das aulas no Câmpus Aparecida de Goiânia?

As aulas dos cursos em tempo integral ocorrem das 7:30 às 17 horas e as aulas do período noturno são das 19 horas às 22:15. As aulas dos sábados letivos são realizadas das 7:30 às 12:30.

 

Eu não sou aluno do IFG, posso usar a Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia?

 Sim. A Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia é aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h.  Para utilizar a Biblioteca, o usuário deverá deixar seus pertences no guarda-volumes, podendo adentrar no recinto apenas com materiais para estudo (exceto fichário), livros particulares ou livros da própria Biblioteca que estejam dentro do prazo de empréstimo.

 

Quando serão abertas as inscrições para o próximo processo seletivo?

A abertura de inscrições para os processos seletivos aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, bem como para processos de transferência de cursos superiores ou ingresso como portador de diploma e outros, são informadas previamente nos sites oficiais e redes sociais do IFG e do Câmpus Aparecida de Goiânia.

 

O IFG realiza vestibular para ingresso em seus cursos de nível superior no Câmpus Aparecida de Goiânia?

O processo seletivo para ingresso nos cursos superiores do IFG é o Vestibular/Enem, que utiliza a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos têm um período próprio do Instituto Federal de Goiás para fazer sua inscrição.

 

O que cai na prova do processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio?

O conteúdo para a prova é indicado no edital, que é lançado no dia de abertura das inscrições, mas você pode consultar editais e provas das seleções anteriores, para conhecer o conteúdo que normalmente é pedido. As provas anteriores estão disponíveis na página do Centro de Seleção, no site do IFG.

 

Como é a seleção para fazer um curso técnico na modalidade EJA?

Para ingressar nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, não é preciso fazer prova. Os candidatos assistem a uma palestra sobre o curso de seu interesse e passam por uma entrevista. Nessa modalidade, o Câmpus Aparecida de Goiânia oferece os cursos de Panificação e de Modelagem do Vestuário.

 

Quais são os cursos oferecidos no Câmpus Aparecida de Goiânia?

No Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG são oferecidos os cursos técnicos integrados em Agroindústria, Edificações e Química; cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, na modalidade EJA, em Panificação e Modelagem do Vestuário; e os cursos superiores de Engenharia Civil, Dança e Pedagogia Bilíngue Libras-Português; além de cursos de extensão abertos à comunidade em geral e/ou ao público interno da instituição.

 

Onde fica o Câmpus Aparecida de Goiânia?

O endereço do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG é Av. Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira, Qd-1, Lt 1-A – Parque Itatiaia. Aparecida de Goiânia-GO - CEP: 74968-755.

Os principais pontos de referência são o Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa) e o Câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

*** Se você tem alguma dúvida relacionada ao Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG que não esteja esclarecida aqui, envie sua pergunta para a Coordenação de Comunicação Social e Eventos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Fim do conteúdo da página