Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PIBIC

Projeto de pesquisa em ação

Criado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 16h11 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 13h17

Servidores da educação infantil fazem capacitação em primeiros socorros no IFG Águas Lindas

Iniciado em julho de 2018, o projeto de pesquisa desenvolvido no curso técnico integrado em Vigilância em Saúde, intitulado: “Primeiros Socorros para servidores da Rede Municipal Infantil: intervenção em uma unidade de ensino” realizou atividade prática nesta quarta-feira (10), onde os servidores da Escola Municipal Maria Machado de Matos aprenderam a dar os primeiros atendimentos às crianças da creche (de três meses à três anos) e educação infantil (de seis meses a cinco anos).

“Há uma lei municipal de 2017 na qual prevê que todos os servidores que trabalham em creches devem passar por essa capacitação, então fomos bem recebidos em nosso primeiro contato com a Secretaria Municipal de Educação”, ressalta a coordenadora do projeto, profª. Tathiane Torquato.

A capacitação teve início com apresentação teórica, seguida de simulação realística e treinamento prático, que contou com cinco temáticas: desmaio, convulsão, hemorragia, hipoglicemia e parada cardiorrespiratória.

Antes e após o treinamento, foi aplicado um questionário sobre os conhecimentos dos servidores em relação ao conteúdo e a escola recebeu uma cartilha e também um kit de primeiros socorros. “Os próximos passos serão as análises dos dados para sabermos a eficácia do treinamento”, ressalta a profª. Tathiane.

O integrante e bolsista da pesquisa, Lucas Barbosa diz como foi desenvolvido projeto: “Lemos artigos sobre o tema e pensei de que forma a oficina poderia contribuir às escolas, e vi que trabalhar com primeiros socorros ajuda a prevenir acidentes e contribui com a comunidade”, conclui.

Andrea Cristina Lemes, coordenadora do departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, vê como fundamental o treinamento dado aos servidores. "Seria de grande importância se o leque fosse ampliado e atingisse outras escolas do município, além do treinamento de primeiros socorros alcançar crianças de todas as idades”, declara.

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página