Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Inauguração

Câmpus Senador Canedo é inaugurado com promessa de mais recursos para finalização das obras

Unidade abriga atualmente 600 estudantes em seus cursos

  • Criado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 20h05
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 13h23
Ministro fala em inauguração do Câmpus Senador Canedo
Ministro fala em inauguração do Câmpus Senador Canedo

Em cerimônia realizada na tarde de hoje, 8, foi inaugurado o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG), com a primeira etapa de construção dos prédios finalizada. A unidade terá ainda mais dois blocos, que estão em fase inicial de construção. Eles vão abrigar os laboratórios e equipamentos que servirão aos cursos do eixo tecnológico industrial presentes na unidade.

Para a finalização do câmpus, em sua capacidade máxima, são necessários recursos da ordem de R$ 15 milhões, a serem concedidos por parte do Governo Federal e parcerias com os governos estadual e municipal, afirma o reitor do Instituto, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. Uma pequena parte desse valor foi anunciado pelo senador Vanderlan Cardoso, que informou que serão repassados R$ 2 milhões ao câmpus ainda este ano.

Sobre a estrutura da unidade, quando totalmente finalizada, terá cerca de oito mil metros quadrados de área construída, em uma área total de 100 mil metros quadrados. O câmpus hoje oferta de mais de 500 matrículas regulares e 200 de Formação Inicial e Continuada (FIC). “Formamos mais de 500 profissionais, mas entendemos que estamos em fase de consolidação. Conclamamos os governos para concluir as obras e etapas para darmos boas condições para a região de Senador Canedo”, finaliza. 

A cerimônia teve início com as boas-vindas da diretora-geral do câmpus, Maria Betânia Gondim da Costa, e contou com a presença do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que ressaltou: “Tudo fica mais fácil quando a gente sabe ler e escrever bem, quando a gente tem uma profissão, é disso que se trata essa cerimônia”.

Para o prefeito de Senador Canedo, Divino Pereira Lemes, o Instituto atua numa perspectiva de mão de obra qualificada, com uma base curricular voltada para as empresas, “para valorar a nossa mão de obra, pra que qualquer empresa possa utilizar nossa mão de obra. Estamos na luta para construirmos juntos uma educação de qualidade, libertadora pro povo brasileiro”, afirma.

A fala do prefeito vai ao encontro da opinião de estudantes do câmpus. Aluno do curso de bacharelado em Engenharia de Produção, Luiz Felipe da Silva Novais comenta que estar no IFG, estudar no câmpus, significa uma “caminhada nova. Estou conhecendo novos amigos, um novo modo de viver”, comemora. O estudante do 2º período tem 19 anos, mas já traça boas perspectivas de futuro, ao se formar na Instituição. “Espero sair com bastante conhecimento e sendo um bom profissional”, diz.

A educação diferenciada que o IFG oferece é o que motiva o estudante Iuri Freire dos Santos, também do curso de Engenharia de Produção. O sorriso estampado no rosto ao contar um pouquinho da sua história demonstra a satisfação do aluno ao trocar uma instituição particular por uma pública, o IFG, para realizar o mesmo curso. Como 1º integrante da sua família a cursar o ensino superior, Iuri conta: “quando vim pro IFG passei a ter um olhar diferente, porque as aulas são práticas. Espero ser mais bem qualificado, porque aqui temos muitas oportunidades”, diz.

Ao perguntar o que tem de diferente na instituição privada em que ele estudava e agora, no IFG, ele não hesitou em responder: “Ah, tem muita coisa diferente. Primeiro, a qualificação dos professores, no ensino daqui os professores estão preocupados mesmo com o aluno aprender, e temos aulas práticas, visitas técnicas”, afirma. Com isso, o estudante conta que há estímulo para que eles participem das atividades, da pesquisa, tornando atrativo adquirir conhecimento.

O Câmpus

O Câmpus Senador Canedo do IFG é o quinto instalado na região metropolitana de Goiânia. Criado a partir da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem como objetivos a promoção do desenvolvimento e a inclusão social, por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.

Senador Canedo foi escolhido para abrigar um câmpus do Instituto porque, apesar do franco desenvolvimento econômico, mais da metade da população possui baixa escolaridade, como mostra o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aproximadamente 54% dos habitantes não têm instrução ou possuem apenas o ensino fundamental incompleto. A população da cidade é estimada em cerca de 115.371 pessoas, segundo dados do IBGE.

O Câmpus iniciou suas atividades em agosto de 2014, em um espaço cedido pela prefeitura da cidade. A sede definitiva está situada em uma região estratégica, entre os três núcleos habitacionais do município, e encontra-se em faz de implantação, mas com todo corpo acadêmico e administrativo já em funcionamento nesse espaço, cujas atividades iniciaram-se no segundo semestre de 2019.

O câmpus possui atualmente cerca de 600 estudantes matriculados, nos cursos: bacharelado em Engenharia de Produção, técnico integrado ao ensino médio em Automação Industrial e Mecânica, técnico integrado da educação de jovens e adultos (EJA) em Refrigeração e Climatização, e cursos de formação de professores na modalidade de educação à distância. O Câmpus Senador Canedo tem 36 docentes e 32 técnicos administrativos.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, autoridade federais, estaduais e municipais, pró-reitores do IFG, diretores dos câmpus, gestores, servidores e estudantes. Cerca de 300 pessoas acompanharam a cerimônia. Ao final, foi descerrada a placa de inauguração do câmpus.

Confira as fotos no facebook: https://www.facebook.com/pg/IFG.oficial/photos/?tab=album&album_id=3128965533798378

Secretário da Setec, Ariosto Culau, proferindo sua fala durante a cerimônia

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página