Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Projeto Multiletramentos

Projeto de Ensino Multiletramentos finaliza 3ª turma

Criado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 09h23 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 11h41

Foco principal do projeto é a preparação específica para o Enem


Neste ano a disciplina de Sociologia também foi abordada durante as oficinas de redação

 

Depois de três meses de muita produção textual e construção coletiva de conhecimento, chegou ao fim a 3ª turma do projeto de ensino Multiletramentos. E como nas edições anteriores, a última atividade do grupo foi composta por dinâmicas, reflexões, interação e muita positividade, afinal, faltam apenas quatro dias para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o foco principal do Multiletramentos é o bom desempenho dos estudantes na prova, principalmente na parte de Artes, Português, Redação, Sociologia e Línguas Estrangeiras.


Mariana Jamili e Laura Mendonça fazem parte dos 25 estudantes que se inscreveram no Multiletramentos. Em comum, as duas jovens manifestaram otimismo em relação à prova, e comentaram sobre o quanto o projeto contribuiu para a preparação delas no exame; tanto que a Laura até deixou de frequentar o cursinho preparatório, assim que iniciaram as oficinas de redação no Câmpus Itumbiara.


Em relação ao comportamento dos candidatos à véspera do Enem, as servidoras do Apoio ao Discente, Ana Flávia Gomes e Patrícia Arantes, incentivaram os estudantes a buscarem atividades de bem-estar, lazer e relaxamento nessa reta final, como por exemplo: atividade física, contato com a natureza, encontro com os amigos, leitura, cinema, música. E pediram aos alunos que mantenham a convicção no potencial de cada um, que eliminem o temor ou desespero da mente, e foquem na aprendizagem e esforço construído por eles.


Ao longo das oficinas de produção textual, os estudantes trabalharam com cerca 20 temas que podem ser exigidos no Enem, principalmente na parte redação. E como retribuição a esse trabalho de construção textual dos alunos, a professora Selma Zago elaborou um texto com o objetivo de “inverter essa demanda de escrita (...) e retribuir em gratidão ao esforço de vocês [alunos]”. Baseado na tríade “amor, cor e encanto”, a professora expressou a admiração pelos jovens, exaltou a energia, diversidade e vibração dos estudantes. E em um dos trechos afirmou: “Vocês, jovens encantadores, são a resplandecência em auge, figura, quadro, painel que aos nossos olhos, e aos olhos de outrem, são admirados. Aqui está o cerne do encantamento”.



Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página