Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
xiv Festival de artes

Com mais de 120 atrações, XIV edição do Festival de Artes começa nesta terça, 7

Criado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 12h05 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 08h10

Câmpus Luziânia oferece 7 atrações no evento, nas áreas de música, artes visuais e dança

Consolidado como um dos maiores eventos de arte e cultura do Estado, o Festival começa nesta terça-feira, 7 de novembro, e segue até sexta-feira, no Câmpus Itumbiara. Promovido pelo Instituto Federal de Goiás, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão, o evento que é um dos maiores na área de arte e cultura do Estado de Goiás já está em sua XIV edição. Para esta edição, estão programadas mais de 120 atrações, entre oficinas, palestras, apresentações de música, dança, teatro e exposições.

Nesta terça-feira, além do credenciamento do público, terá início, entre 13h e 18h, o Encontro de Professores de Artes da Instituição. Às 19h, será realizada a solenidade de abertura do Festival. Esta contará com as presenças de gestores da Instituição, dentre eles o reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. Estará presente também na abertura do evento o prefeito de Itumbiara, José Antônio da Silva Netto, além de outras autoridades.

 

Atrações e oficinas

Peça que será apresentada na noite de abertura do Festival é um monólogo e baseia-se no texto homônimo de Franz Kafka

Logo após a solenidade de abertura, o público poderá assistir a um espetáculo teatral e à apresentação musical do Grupo de Choro do IFG. O espetáculo que abre o Festival é intitulado “Comunicação a uma Academia”. Encenado pela atriz Juliana Galdino e dirigido por Roberto Alvim, a peça baseia-se no texto homônimo de Franz Kafka, escrito em 1917. Este é um dos muitos espetáculos que fazem parte da programação diversificada do Festival, que traz atrações oriundas tanto da comunidade externa, quanto da comunidade interna da Instituição.

Dentre os espetáculos da comunidade interna, têm-se diversas apresentações musicais, teatrais e artísticas. Uma dessas apresentações é do projeto Física Cantada. Problematizando temas ligados à Física por meio de música, o objetivo do Projeto é ensinar o conteúdo da disciplina de forma atrativa aos alunos. Antes voltado apenas à sala de aula, o Projeto agora ultrapassa os limites da Instituição para ser parte das atrações dos palcos do Festival de Artes. A apresentação do grupo ocorrerá no dia 9 de novembro, às 13h30, no Palco Aberto.

Além dos espetáculos, também serão levadas ao público mais de 30 oficinas. Nelas, a comunidade externa e interna terá oportunidade de se capacitar, aprender, trocar conhecimento e se divertir, no câmpus do IFG e em vários espaços públicos da cidade no interior de Goiás.

Na dança, serão cinco oficinas voltadas para toda a comunidade: Olhares Dançantes; Corpo, Protesto e Movimento; Ritmos, corpo e movimento: danças urbanas, latinas, orientais e africanas; Danças Urbanas e Samba e Forró. Nas artes visuais, o público terá oportunidade de aprender sobre Pixel Arte, Fotografia, Arte Têxtil – Tricô, Aquarela do Barro, Bonecas, Gravuras Peculiares, Modelagem em Cerâmica, Resíduos do Cerrado, Máscaras Africanas em argila e Oficina de Stencil. As oficinas de Teatro – Professor Encantador e Teatro do Oprimido – serão voltadas, principalmente, para professores.

Já as oficinas de audiovisual vão explorar técnicas de animação em Stop-Motion e Vídeo Expressão, sendo que este último vai orientar e ensinar métodos de filmagem, roteirização e realização de vídeos através do celular, e inspirar novas criações por métodos acessíveis. Na Literatura, serão duas oficinas: Literatura e Refugiados e Catando Poesia no Chão da Escola. A proposta desta última é transformar a leitura de poesias em cenas, criar e dar vida a personagens com palavras e versos, trabalhar o corpo através da vivência de teatralidades observadas na leitura e interpretação de textos poéticos.

 

Participação do Câmpus Luziânia

Estudantes e professores do câmpus vão participar com apresentações musicais e artísticas. Nesta quarta-feira, 8, começam as atividades do Câmpus Luziânia, com a apresentação do grupo de música Vocal Infanto Juvenil (Vocaluz), às 16h45, na Igreja Matriz de Itumbiara.

Confira abaixo os locais e horários das demais apresentações dos estudantes do câmpus:
Banda Volt: 9/11 – palco aberto do Câmpus Itumbiara – 14h30 às 15h
Química Show: 9/11 – Colégio Estadual Rui Barbosa – 15h às 16h
Exposição fotográfica Mamilos Polêmicos: 9/11 – arte na rua – 18h15 às 19h
Mashup Cover: 10/11 – palco aberto do Câmpus Itumbiara – 12h30 às 13h
Samba e Forró, os passos do povo: 10/11 -  palco aberto do Câmpus Itumbiara – 15h15 às 15h30
Grupo de Flautas Doces: 10/11 – Igreja Matriz – 16h às 16h30

 

Comunidade externa

Além do grupo do IFTO, servidores e alunos de outros institutos federais e universidades vão participar do evento

O Festival de Artes receberá várias atrações de fora do Estado, inclusive de estudantes de outros institutos federais. Os alunos do Instituto Federal do Tocantins, por exemplo, irão apresentar a peça Disney ao Avesso. A apresentação teatral ocorrerá no Colégio Estadual Dom Veloso, no dia 10 de novembro, às 15h. Além do IFTO, outros institutos federais, como o Instituto Federal de Alagoas, e universidades, como a Universidade Federal de Goiás e de Uberlândia, participarão do evento.

 

Encontro de Professores

Além da vivência da arte e da cultura, o Festival traz também a discussão sobre o ensino. Essa problematização é algo que faz parte de mais uma edição do Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais e das demais instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em sua segunda edição, o encontro contará com a presença da presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB), professora Leda Guimarães.

O evento contará com uma plenária, na qual será construído um documento que dê visualidade às questões discutidas e encaminhadas pelos participantes. O tema deste ano é “Ética e Poética de Resistência: o ensino de arte nos IFs/Rede Federal”. O evento voltado ao ensino começa na terça-feira e termina na sexta-feira, 10.

 

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Confira a programação completa do Festival de Artes:



Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria/ CCS Luziânia.

Fim do conteúdo da página