Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Projeto

Alunos do Câmpus Valparaíso desenvolvem o aprendizado da língua inglesa por meio de interação on-line com estudantes da Universidade de Georgetown

Criado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 18h52 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 21h25

Serão oito sessões interativas, uma hora cada. Vinte estudantes participam da iniciativa

A cerca de um mês, estudantes do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) começaram uma série de diálogos com alunos da Universidade de Georgetown (UG), em Washington, Estados Unidos, por meio da plataforma on-line zoom meeting. O objetivo é aprender por meio da interação entre os participantes (uma hora por semana, trinta minutos dedicados ao português e outros 30 minutos eles conversam em inglês, a atividade é realizada em dupla). O projeto de extensão está dentro dos estudos desenvolvido pela professora do IFG Nivia Maria, em seu doutorado Sanduíche em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

 

A tese de doutorado que está sendo trabalhada pela professora: “Estratégias Sociocognitivas em Contexto de Tandem: Mal Entendidos no Português como Língua Adicional”, resultou em um projeto de extensão no Câmpus Valparaíso: “Estratégias Sociocognitivas e a Interação Social em Português e Inglês como Línguas Adicionais: Mal Entendidos em Contexto de Tandem”. Participam desta ação de extensão dez alunos do Câmpus Valparaíso e dez da Universidade de Georgetown.

Alunos conversam por meio da plataforma zoom meeting, trinta minutos em português e 30 minutos em inglês

 

Os alunos da Universidade de Georgetown, desenvolve o português, enquanto os do Câmpus Valparaíso, o inglês

Ao todo, serão realizadas oito sessões de interações. Sobre o contexto de Tandem, a professora explica que é referente ao ensino e ao aprendizado de uma língua alvo, sendo que se aprende esta língua por meio da reciprocidade e da autonomia. Os diálogos irão ajudar os estudantes a aprender e a aperfeiçoar a língua em estudo; assim, os alunos da Universidade de Georgetown, desenvolve o português, enquanto os do Câmpus Valparaíso, o inglês.

 

Sobre a atividade, Nivia conta: “Une o ensino formal ao ensino por imersão. Eles vivenciam a língua e a cultura para além da sala de aula formal”. Antes das interações em dupla realizadas por meio da plataforma zoom meeting, Nivia realizou aulas on-line (e continua realizando, uma vez por semana) em inglês para os alunos do Câmpus Valparaíso (eles também possuem aulas presenciais desta matéria dentro da grade horária disponibilizada pela instituição), a fim de prepará-los para a conversação. Já os estudantes da Universidade de Georgetown têm aulas de português presenciais  em forma de disciplina da UG.


A professora de português/inglês do Câmpus Valparaíso Nivia se encontra, atualmente, nos Estados Unidos, como pesquisadora visitante pelo Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Georgetown, desenvolvendo sua pesquisa de doutorado. Por isto, as aulas de inglês dentro do projeto para os alunos do Câmpus estão sendo realizadas à distância. Os professores de português/inglês do Câmpus Valparaíso Bernadette Marie e Juan Filipe ajudaram realizando aulões presenciais.

 

Sobre o objetivo da tese de doutorado, a professora Nivia explica que está analisando as conversas entre os alunos, que são gravadas para posterior observação, e que a intenção é ver como estes estudantes se saem em situações de mal entendido, o que eles fazem para continuar uma conversa na língua em que estão estudando, quando não entendem, por exemplo, uma frase dita pelo parceiro de diálogo: “Eu vou ver as estratégias mais utilizadas por eles no sentido de compreender”.

 


Esta ação de extensão no Câmpus Valparaíso, que foi colocada em prática pela primeira vez este ano, irá ser implementada todo semestre em parceria com a Universidade de Georgetown a fim de complementar as aulas de inglês.

 


Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

 

 

Fim do conteúdo da página