Tecnologia da Informação

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Criado: Quarta, 07 de Setembro de 2016, 21h05 | Última atualização em Domingo, 23 de Junho de 2019, 12h12

Conheça mais sobre a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal de Goiás.

Sobre a DTI

 

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) busca, através deste espaço, disponibilizar para a comunidade do IFG, as informações e serviços de Tecnologia da Informação.

 

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Avenida Assis Chateaubriand, nº 1658, Setor Oeste, Goiânia – GO.
E-mail: dtiifg.edu.br
Fone: (62) 3612-2241 / 2266

MISSÃO


“Contribuir para o alcance dos objetivos institucionais, promovendo a eficácia dos processos organizacionais, o desenvolvimento das pessoas, da ciência e da tecnologia através de serviços e soluções de Tecnologia da Informação”.

VISÃO


“Ser reconhecido no IFG como uma unidade estratégica de referência no provimento de serviços e soluções tecnológicas com confiabilidade, qualidade e segurança”.

VALORES

 

  • Comprometimento: atuação com dedicação, empenho e envolvimento em suas atividades;
  • Confiabilidade: Assegurar a confiabilidade dos serviços de TI ofertados;
  • Cooperação: trabalho em equipe, compartilhando responsabilidades e resultados;
  • Criatividade e Inovação: apresentar e implementar novas ideias direcionadas à resolução de problemas e aperfeiçoamento contínuo dos serviços e processos;
  • Eficiência: Entrega da solução de maneira mais produtiva e econômica no uso dos recursos;
  • Ética: atuação sob os princípios da honestidade, integridade, transparência, lealdade e dignidade;
  • Respeito: reconhecimento e aceitação das diferenças entre as pessoas, tratamento com presteza e cordialidade.

 


 

Equipe de Tecnologia da Informação

 

Diretor de Tecnologia da Informação

Douglas Rolins de Santana

 

Área de Sistemas de Informação

Cristiano Domingues da Silva

Fernando César Alves

João Paulo Lobianco Silva

Renata de Souza Alves Paula Cavalcante

Thiago Fernandes de Sousa

Thiago Oliveira Dutra - Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas

 

Área de Infra-estrutura, Redes e Segurança

Alex Mendes Martins

Ricardo Martins Moreira

Roberval Lustosa de Aguiar Filho - Coordenador de Redes e Infraestrutura

 

Área de Serviços e Suporte

Hugo do Carmo Mendes Cesar

Marco Túlio Guimarães dos Santos - Coordenador de Serviços e Suporte

 

Equipe de TI dos Câmpus/Setores

Câmpus Goiânia - Jarbas de Assis Moraes

Câmpus Goiânia - Adriano Cordeiro de Lima

Câmpus Goiânia - Fernando Augusto Soares Arbex

Câmpus Goiânia - Júlio Mota do Nascimento

Câmpus Goiânia - Luciano Eduardo Braga dos Santos

Câmpus Goiânia - Rômulo Fernandes Morais

Câmpus Goiânia - Igor Chaves Arantes

Câmpus Jataí - Vinicius Gouveia de Andrade

Câmpus Jataí - Murillo Rodrigues Barbosa Pereira

Câmpus Jataí - Jefferson Carlos Sanches de Faria

Câmpus Jataí - Larissa Gomes de Lima

Câmpus Jataí - Thiago Silva da Luz

Câmpus Inhumas - Flavio Adalberto Gomes

Câmpus Inhumas - Saulo Rodrigues e Silva

Câmpus Inhumas - Antonio Lopes Neto

Câmpus Inhumas - Arthur Camargo de Lacerda Medrado

Câmpus Uruaçu - Winder Faik de Sousa

Câmpus Uruaçu - Vinicius Gomes Ferreira

Câmpus Uruaçu - Wemerson John Cicero Vieira

Câmpus Itumbiara - Leonardo Garcia Marques

Câmpus Itumbiara - Gesmar de Paula Santos

Câmpus Itumbiara - Eduardo Mizael

Câmpus Anápolis - Bruno de Assis Fernandes

Câmpus Anápolis - Rodrigo Martins de Abreu

Câmpus Anápolis - Wilsovelton Teles de Jesus

Câmpus Luziânia - Alcir Souza Leite

Câmpus Luziânia - Joílson Silva Rodrigues

Câmpus Luziânia - Leandro Marques Guimaraes

Câmpus Luziânia - Robson Barbosa Souza

Câmpus Luziânia - Israel de Avelar Torres

Câmpus Formosa - Viviane Bueno Guimarães

Câmpus Formosa - Diego dos Santos Bispo

Câmpus Formosa - Gleison Ribeiro Rodrigues

Câmpus Aparecida de Goiânia - André Luiz de Jesus Gonçalves

Câmpus Aparecida de Goiânia - Raissa Regis da Silva

Câmpus Aparecida de Goiânia - Israel Rodrigues Soares

Câmpus Cidade de Goiás - Jefferson Nogueira de Oliveira

Câmpus Cidade de Goiás - Abishai Lemes Borges Neto

Câmpus Cidade de Goiás - Marco Antônio Queiroz

Câmpus Águas Lindas - Adriano Cordeiro de Lima

Câmpus Águas Lindas - Loiam Alves de Castro

Câmpus Águas Lindas - Wilton Bernardes da Silva

Câmpus Goiânia Oeste - Wanderson da Silva Marques

Câmpus Goiânia Oeste - Adriam Marcos da Silva

Câmpus Goiânia Oeste - Cleber de Paula Silva Júnior

Câmpus Senador Canedo - Nando José de Souza Rocha

Câmpus Senador Canedo - Luila Moraes de Oliveira

Câmpus Valparaíso de Goiás - Diego Pereira da Silva

Câmpus Valparaíso de Goiás - Guilherme Rodrigues de Oliveira Silva

Diretoria de EaD - Milton Ferreira de Azara Filho

Diretoria de EaD - Thaisa Alves Andrade

Diretoria de Administração Acadêmica - João Manoel Leite Ribeiro Nogueira


Documentos de TI

 Documentos de Oficialização de Demanda

Levantamento de Governança de TI - TCU

Orientações DTI

 

 


Plano Diretor de Tecnologia da Informação

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI - é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação do IFG para um determinado período, possibilitando alinhar os recursos aplicados em TI, eliminar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos no que é mais relevante e, por fim, melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão. É uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o IFG, habilitando-o a agir de forma proativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades.

Considerando os trabalhos do Congresso Institucional, que elaboraram o PDI IFG 2019-2023, que orientará a elaboração do novo PDTI, o Comitê de Governança Digital optou por re-planejar o Plano Diretor de TI alterando seu período de vigência, de 2016-2018 para 2016-2019, de forma que o próximo PDTI que será construído a partir do 2º semestre de 2019 a luz do PDI 2019-2023, contemple o período de vigência 2020-2022.

PDTI Vigente:

 PDTI 2016-2019 (Aprovado pelo Comitê de Governança Digital)
Plano Diretor de Tecnologia da Informação do IFG 2016-2019.

Para acompanhar todas as metas do PDTI, acessar no link abaixo a planilha de Execução do PDTI 2016-2019, contendo as metas atingidas e sistemas implantados:  https://docs.google.com/spreadsheets/d/1i6-yMgaPbRuO3Wt9McxrmIgmo9YBG8Ul1Eipf9xedDE/edit?usp=sharing

 Resolução que Prorroga a vigência do PDTI para 2019
 Resolução que Aprova o PDTI 2016-2018

 

Mapa Estratégico

Descreve a estratégica da área de TI através dos objetivos relacionados entre si e distribuídos em quatro perspectivas. Baseado na metodologia BSC (Balanced Scorecard).

 

Documentos para elaboração do PDTI 2016-2018:

Portaria de designação da comissão (.PDF 484 KB)
Instrumento de formalização que aprova a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e designa a equipe responsável pela elaboração e seu presidente.

Plano de Trabalho (.PDF 400 KB)
Documento de plano de trabalho no qual estão descritas as informações essenciais de organização das atividades do projeto de elaboração do PDTI. Inclui o cronograma de execução das atividades.

Levantamento das Necessidades Organizacionais (.PDF 84 KB)
Levantamento das necessidades e objetivos organizacionais para entender e alinhar o uso dos recursos de tecnologia da informação em apoio às estratégias da instituição.

Priorização de Demandas de Sistemas (.PDF 56 KB)
Inventário de demandas de sistemas priorizado pela equipe de elaboração do PDTI e aprovado pelo Comitê Gestor de TI.

Projetos, Softwares e Contratos Contínuos (.PDF 52 KB)
Levantamento dos próximos projetos a serem iniciados, das necessidades de softwares e contratos contínuos de tecnologia da informação e comunicações.

 


 Projetos/Ações de TI


Nesta página a Diretoria de TI busca divulgar os projetos e ações separando em quatro áreas: gestão, aquisições, sistemas e redes/infraestrutura. Os projetos/ações estão definidos PDTI(Plano Diretor de TI 2016-2019). Para mais informações, entrar em contato com a DTI.


ANO 2016-2018

GESTÃO

Concluídos:

  • Elaboração do Plano Diretor de TI (comissão responsável)
  • Definição de gerenciamento de projetos
  • Proposta de reestruturação da DTI (organograma e competências)
  • Processo de Gerenciamento de requisições, incidentes e problemas utilizando GLPI
  • Processo de catálogo de serviço
  • Processo de Gerenciamento de Conhecimento utilizando GLPI

Em andamento:

  • Otimização do processo de incidentes, requisições e problemas
  • Otimização do processo de catálogo de serviços
  • Otimização do processo de gerenciamento de ativos e configuração
  • Implantação do processo de acordo de nível de serviço
     

AQUISIÇÕES/CONTRATAÇÕES

Concluídos:

  • Rede Wireless
  • Aquisição Centrais Telefônicas Novos Câmpus
  • Ativos de rede novos Câmpus (racks)
  • Licenças de Software(MS Office)
  • Manutenção Central Telefônica Sopho
  • Ativos de Rede (Switches)
  • Processo para contrato de comunicação de dados
  • Licenças de Software Adobe
  • Certificados digitais (token)
  • Processo para aquisição de Computadores
  • Solução Antivírus
  • Equipamentos de aúdio para webconferência/transmissões
  • Aquisição de Scanners profissionais (projeto AFD)
  • Manutenção centrais telefônicas
  • Aquisição de discos SSD e HD
  • Aquisição de Switches

Em andamento:

  • Câmeras de Segurança (apoio da DTI ao processo gerenciado pelo Câmpus Goiânia)
  • Cabeamento estruturado (apoio da DTI ao processo gerenciado pelo Câmpus Goiânia)
  • Acesso Físico por Catracas (apoio da DTI ao processo gerenciado pelo Câmpus Goiânia)
  • Aquisição de computadores, notebooks e servidores tipo torre
  • Aquisição de equipamentos, softwares e serviços de implantação para datacenter
  • Serviço de outsourcing de impressão

 

SISTEMAS

Concluídos:

  • Implantação Service Desk GLPI em todos os Câmpus
  • Sistema SUGEP - Sistema de Gestão da Extensão e Pesquisa (parceria com professor Ciro Macedo)
  • IFG Mobile (parceria com professor Renan Rodrigues)
  • SUAP - Reserva de Salas
  • SUAP - Controle de horas trabalhadas em processos seletivos
  • Sistema Geplanes - Acompanhamento de indicadores estratégicos
  • Sistema para gerenciamento de portais de eventos, pesquisa, extensão e docentes.
  • Nova plataforma Moodle para EAD, Projetos de Extensão e Apoio Presencial
  • Sistema de votações Helios
  • SUAP - Gestão de Contratos
  • Sistema MoodleAdmin - Geração de relatórios e integração moodle-qacadêmico
  • Sistema Guia de Cursos
  • Desenvolvimento e implantação Módulo Depreciação do Sistema de Patrimônio
  • Desenvolvimento e implantação do Novo Portal do IFG
  • SUAP - Questionário Socioeconômico
  • Repositório Digital
  • SUAP - Certificação pelo Enceja
  • SUAP - Controle de bolsas e auxílios da Assistência Estudantil
  • Plataforma de Dados Abertos

Em andamento:

  • SUAP - Controle dos Refeitórios
  • SUAP - Central de Serviços
  • SUAP - Frota
  • SUAP - Ponto Eletrônico
  • SUAP - Afastamentos Pós-Graduação
  • SUAP - Plano/Relatório de Trabalho Docente
  • Barramentos de Serviços do IFG
  • IFG Digital (Processo Eletrônico Nacional)

 

REDES/INFRAESTRUTURA

Concluídos:

  • Ampliação Datacenter do IFG
  • Implantação solução antivírus Kaspersky
  • Implantação Fone@RNP na Reitoria
  • Implantação VOIP
  • Implantação solução Backup
  • Implantação Backup redundante
  • Atualização Sistema de Email Exchange
  • Reestruturação da Rede do Câmpus Goiânia
  • Implantação solução Log
  • Documentação e otimização da solução de videoconferência
  • Estudo e definição de solução de serviço em nuvem
  • Implantação solução antivírus Trend

Em andamento:

  • Implantação VLAN em todos os Câmpus
  • Otimização e implantação de sistema de monitoramento
  • Upgrade e expansão do datancenter do IFG
  • Adoção de solução de email na nuvem

 

Para acompanhar todas as metas do PDTI, acessar no link abaixo a planilha de Execução do PDTI 2016-2018, contendo as metas atingidas e sistemas implantados: 
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1i6-yMgaPbRuO3Wt9McxrmIgmo9YBG8Ul1Eipf9xedDE/edit?usp=sharing

 


Comitê de TI

 

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 Comitê Gestor da Segurança da Informação e das Comunicações

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