Projetos e Programas

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Criado: Quarta, 16 de Março de 2016, 12h17 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 14h17

Projetos e programas

Conheça os diversos projetos e programas geridos pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos e Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos clicando em cada um deles.

 


PIGE - Programa de Incentivo a Graduação e Especialização

O Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do Instituto Federal de Goiás em nível de Graduação e Especialização (Pige) oferece bolsas de incentivos ao servidor que esteja regulamente matriculado em curso de graduação ou especialização em Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação.

Acesse aqui o Regulamento do programa (pdf - 6674 KB)

2019

Edital Aberto

 

Editais anteriores

2018

 2017

2016

 

Situação das concessões acesse aqui a lista

Atenção: Os classificados que ainda não foram contemplados deverão manter atualizados o comprovante matrícula junto à Capacitação/DDRH/PRODIRH.

 


PROCAP - Programa de Capacitação de Curta Duração

O Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos e Cursos para Capacitação dos Servidores (Procap) tem o objetivo de promover a participação em eventos, cursos de capacitação e aperfeiçoamento, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio de competências individuais. 

Os cursos deverão ter carga horária inferior a 180 (cento e oitenta) horas e não promover a elevação da escolaridade.

Resolução 013 - 2015

Para solicitar o PROCAP é necessário a abertura de processo que deverá conter programação do curso/evento, comprovante de inscrição, três orçamentos caso solicitar passagens e preencher o Anexo I


Programa de Avaliação de Desempenho de servidor em Estágio Probatório

 

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES DO IFG

O Programa de Avaliação de Desempenho em consonância com a Lei 11.784/2008, Capítulo II, segue um processo contínuo de descrição, análise e avaliação das atividades técnicas, administrativas e gerenciais desenvolvidas, fornecendo informações que permitam o acompanhamento do desenvolvimento de pessoal na carreira e servindo de base para as definições dos investimentos a serem realizados na capacitação dos servidores de forma planejada. Sendo assim, a avaliação de desempenho fundamenta todo o processo de gestão de pessoal, favorecendo a melhoria dos resultados institucionais nos seus aspectos administrativos, técnico-operacionais e gerenciais.

 

SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO

O Estágio Probatório é uma exigência da Lei 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990 (Regime Jurídico dos servidores públicos Civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais) que compreende o período de 36 (trinta e seis) meses contados a partir da data em que o servidor iniciou as atividades do cargo.

O intuito do programa de acompanhamento do servidor em estágio probatório é instrumentalizar os servidores, avaliados e avaliadores, com métodos simples e claros com o objetivo de promover a melhoria da qualificação dos serviços públicos, subsidiando a política de gestão de pessoas e orientando as ações de capacitação, a partir da nova forma de se avaliar, conforme determina a legislação acerca do tema.

Os servidores deverão realizar a avaliação semestralmente, nos meses de março (referente ao segundo semestre do ano anterior) e setembro (referente ao primeiro semestre do ano vigente). Cada servidor em estágio probatório terá um processo que deverá ser aberto no câmpus de lotação do servidor, no qual constarão as avaliações realizadas e os Relatórios Parcial e Final da Comissão de Acompanhamento de Servidor em Estágio Probatório correspondente.

Os docentes em probatório devem fazer tanto a avaliação de desempenho do RH, como a avaliação da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD.

No novo procedimento de acompanhamento do servidor em estágio probatório serão realizados dois momentos de devolutiva, sendo a primeiro da chefia com o servidor avaliado e a segundo realizado pela Comissão de Acompanhamento do Servidor em Estágio Probatório dos câmpus e da Reitoria, podendo ser individual ou coletiva. Assim, a avaliação de desempenho deixa de ser apenas mais um aspecto burocrático e de punição e passa a tornar-se um momento de crescimento para toda a equipe e servidores da instituição.

Caso seja necessário orientações sobre como fornecer adequadamente um feedback em relação as avaliações de desempenho, o servidor poderá procurar os psicólogos (as) do Recursos Humanos de seus campi para algumas orientações.

Orientações para o Feedback (pdf - 183 KB)

 

Os docentes em probatório devem fazer tanto a avaliação de desempenho do RH, como a avaliação da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD.

Para downloads dos formulários acesse os links abaixo:

 


Programa de Preparação para Aposentadoria

O Programa de Preparação para a Aposentadoria  visa oferecer aos servidores subsídios necessários para um desengajamento profissional consciente e orientação quanto ao tempo livre, possibilitando-lhes a estruturação de um novo projeto de vida. O projeto está sendo desenvolvido pela equipe de promoção do Subsistema Integrado de Saúde do Servidor-SIASS, pela CAS - Reitoria e CAS - Campus Goiânia e tem como público alvo todos os servidores do IFG e IF Goiano.

O projeto será disponibilizado em breve neste link.


Programa de Iniciação ao Serviço Público

Objetivo:
Inserir o servidor público recém empossado no contexto da Instituição, oferecendo-lhe  informações mais gerais e básicas, e que deve se estender até seu ambiente de trabalho, quando entra em exercício, para informações mais locais. Além das informações, a equipe da CAS - Reitoria realizará entrevistas com os servidores que serão lotados na Reitoria.

Os servidores que serão lotados nos Campus, deverão procurar essas informações nos RH's dos respectivos Campus.

Servidor, para maiores informações acesse:

Manual do Servidor