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Serviços

Criado: Quarta, 16 de Março de 2016, 11h38 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 11h40

 

Arquivo Acadêmico

 

A manutenção e preservação do arquivo acadêmico tem sido desenvolvida seguindo as políticas arquivísticas, sob o olhar técnico-epistemológico da disciplina Arquivologia.

Especificamente, quanto ao acervo acadêmico, destaca-se a instituição do Depositário do Acervo Acadêmico, instituído pela Portaria MEC nº 1224/2013. Entre as instruções da portaria, podemos destacar:

 

Art. 2º A IES deve manter permanentemente organizado e em condições adequadas de conservação, fácil acesso e pronta consulta todo o Acervo Acadêmico sob sua guarda.

§1º O Acervo Acadêmico poderá ser consultado a qualquer tempo pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

§2º O Acervo Acadêmico poderá ser averiguado a qualquer tempo pelos órgãos e agentes públicos atuantes para fins de regulação, avaliação e supervisão.

§3º Estará sujeita à avaliação institucional a adequada observância às normas previstas no art. 1º desta Portaria.

(...)

Art. 4º A manutenção e guarda de Acervo Acadêmico não condizente com os prazos de guarda, destinações finais e observações conforme definidas no art. 1º desta Portaria poderá ser caracterizada como irregularidade administrativa, sem prejuízo dos efeitos da legislação civil e penal.

Parágrafo Único. O representante legal da IES, a Mantenedora, o Depositário do Acervo Acadêmico e os Depositários do Acervo Acadêmico precedentes são solidariamente responsáveis pela manutenção e guarda do Acervo Acadêmico.

 

Ações:

- Orientar os procedimentos técnico-operacionais arquivísticos, como: protocolo, classificação, acondicionamento, armazenamento de documentos.

- Proceder ao trâmite de eliminação de documentos, conforme orientação do Arquivo Nacional.

- Capacitar servidores para as atividades arquivísticas cotidianas e cumprimento das leis relacionadas a documentos e informações.

- Proceder à transferência e recolhimento de documentos.

- Prestar consultoria técnica às diversas unidades do IFG.

- Mediar intercâmbio cultural com outros órgãos de arquivo, sobretudo entre outras Instituições Federais de Ensino.

- Colaborar com a implementação da informatização da gestão documental do IFG.

- Auxiliar a Procuradoria Educacional Institucional na recuperação de informação e acesso a documentos, sobretudo em processos de recredenciamento, reconhecimento.

- Auxiliar na padronização de procedimentos, de forma a otimizar e modernizar métodos e processos, para que a administração torne-se mais eficiente, sobretudo em parceria com o DAA na elaboração de manuais, tutoriais e notas técnicas.

 

Documentos de Apoio:

 

 

Contato:

Cintia Cândido Frasão - arquivista - Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

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Caio Filgueiras Viana  - Técnico em Arquivo - Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

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Tel. (62) 3612- 2243

 

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