Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > “Temos que buscar parcerias. Dessa forma, vamos conseguir vencer o que a lei exige”, afirma reitor em evento de inclusão
Início do conteúdo da página
Seminário

“Temos que buscar parcerias. Dessa forma, vamos conseguir vencer o que a lei exige”, afirma reitor em evento de inclusão

Seminário é o primeiro nessa área que o IFG faz parceria, juntamente a instituições públicas de ensino superior de Goiás

Participantes do Seminário de Inclusão e Acessibilidade
Participantes do Seminário de Inclusão e Acessibilidade

A primeira edição do Seminário Goiano de Inclusão na Educação Técnica e Tecnológica Superior Pública, aberta na manhã de hoje, 31, chamou a atenção para a necessidade de atividades conjuntas e parcerias com entidades e instituições na concretização de ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência e formas de melhorar a acessibilidade na educação. A abertura foi realizada no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O tema do evento é Formação docente e experiências exitosas de inclusão em instituições públicas de educação técnica e superior.

Reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Jerônimo Rodrigues da Silva, ressalta que “temos que buscar parcerias e realizar esses eventos, que nos ajudam muito nessas questões, que precisam ser discutidas”, diz. Ele fez um panorama dos projetos que o IFG realiza na área, bem como as parcerias existentes, como o convênio com o Instituto Nacional dos Surdos (Ines), a criação do polo de capacitação em Libras – devido ao curso de Pedagogia Bilíngue ofertado no Câmpus Aparecida -, a possível parceria com a Fundação Benjamim Constant, que é um centro de referência na área de deficiência visual. Fora isso, o IFG possui uma cooperação com o Instituto Politécnico de Porto (IPP), de Portugal, para desenvolvimento de um programa de tradução da língua portuguesa de sinais para a brasileira, o Virtual Sign.

Após a abertura oficial, está sendo realizada a mesa-redonda Atendimento aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação nas instituições de educação técnica e superior públicas de Goiás, com os participantes: professores Rezende Bruno de Avelar (UEG) e Vanessa Helena Santana (UFG), a pedagoga Zildaelei Maria Santana (IFG), que também é a representante do IFG na comissão do evento, e a professora Leigh Maria Souza (IF Goiano). E ainda uma segunda mesa pela manhã, com o tema: Formação docente para inclusão, com apresentação do projeto Se inclui, que é um curso online, livre, de formação para inclusão e diversidade no meio educacional. Essa segunda mesa terá participação das professoras Ana Paula Neres de Santana Bandeira e Vanessa Helena. A programação do Seminário continua durante toda a tarde de hoje e é aberta ao público.


O evento

O Seminário contou com o apoio do IFG, IF Goiano, UFG e UEG. Para o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, “o desafio é grande, a diversidade é grande, mas temos que mudar, estar sempre a frente e buscar parcerias para que possamos avançar. Dependemos de orçamento e ele não é suficiente, mas vamos buscar”, finaliza.

O reitor da UFG, Orlando Afonso do Valle Amaral, o “Estado tem uma dívida com o povo brasileiro. Vamos começar por esse auditório, que foi construído há muito tempo e não tem acessibilidade, é um auditório excludente. Primeiro precisamos dar acesso físico e de outras deficiências e precisamos de orçamento pra isso. Estamos engajados nessa luta”, afirma.

A pró-reitora de Ensino do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, esteve presente na abertura, juntamente ao pró-reitor de Extensão, professor Daniel Silva Barbosa, servidores e gestores da pró-reitoria de Ensino, da reitoria e dos câmpus do IFG.

Mais informações sobre inclusão no IFG, acesse: http://ifg.edu.br/inclusao-acessibilidade

 

Assista ao vivo às mesas pelo link:https://www.facebook.com/eadifg/

Mais informações sobre o projeto Se Inclui, acesse o site.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

 

 

 

 

Notícias (Servidor)

Fim do conteúdo da página