Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Equipe do Câmpus Formosa cria protótipo de cadeira de rodas inteligente e vence o Desafio de Arduíno na Campus Party
Início do conteúdo da página
Tecnologia

Equipe do Câmpus Formosa cria protótipo de cadeira de rodas inteligente e vence o Desafio de Arduíno na Campus Party

“A Campus mudou minha visão profissional”, declarou o aluno participante do evento, em São Paulo, Luis Felipe de Araújo Pimenta

Protótipo de cadeira de rodas inteligente criado por grupo do IFG/Câmpus Formosa é sensação

“A Campus Party foi um lugar surreal de tanta coisa para fazer, estudar na prática, aprender com a vivência dos outros, jogar, tietar, conhecer novas tecnologias e ainda, no final, conhecer um pedaço de São Paulo”. Assim se referiu o aluno do sexto semestre de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFG/Câmpus Formosa, André Lucas Rodrigues da Silva, ao maior evento de tecnologia do Brasil, o Campus Party, realizado no Anhembi, em São Paulo, na última semana. André foi um dos 25 estudantes dos cursos de informática do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) que participaram do evento, juntamente com o professor Murilo de Assis Silva e a técnica em informática, Viviane Bueno Guimarães.

O grupo retornou de São Paulo neste fim de semana trazendo as últimas novidades ligadas à tecnologia e algumas participações mais que especiais do IFG/Câmpus Formosa no Campus Party. Um dos grandes momentos foi a conquista do primeiro lugar no Arduino Challenge (Desafio de Arduíno), com os estudantes de TADS, Luís Felipe, Gilberto Veras, Eric Rodrigues e o professor Murilo de Assis Silva.

Utilizando o Arduíno, uma placa para plataforma de prototipagem eletrônica, o quarteto desenvolveu um protótipo de cadeira de rodas para deficiente físico a fim de melhorar o deslocamento nas ruas, superando obstáculos. Para isso, o grupo fez uso de um carrinho de brinquedo, fios, sensores e do Arduíno. O protótipo apresentava as funções de parar, desviar e reconhecer piso táctil.

O campeonato de Arduíno foi promovido pela empresa Inatel e contou com 33 participantes de todo o Brasil. Os quatro representantes de Formosa foram premiados com um troféu produzido em impressora 3D e um kite de miniaturas dos personagens do filme Star Wars (Guerra nas Estrelas).

A Campus Party apresentou aos estudantes uma infinidade de atividades simultâneas. Segundo a técnica Viviane, “era impossível participar de toda a programação, pois havia muitas atividades legais ao mesmo tempo”. Simuladores de realidade virtual permitiram a pilotagem de aviões, carros de corrida e até asa-delta. Palestras, workshops e competições preencheram rapidamente os dias do grupo. Na competição de escape do programa “Tá no Ar”, da Rede Globo, os alunos do Câmpus perderam por uma pergunta, conduzindo a liderança do jogo no primeiro dia. Assistiram também a uma batalha de drones, na Arena Open, e do jogo virtual League of Legends .

A equipe tietou à vontade cosplays de personagens conhecidos, como a Fera, de A Bela e a Fera, Goku, Os Caça-Fantasmas, e youtubers renomados, como Felipe Castanhari, Nathália Arcuri, Camilo Coutinho e etc. No palco principal, puderam assistir ao criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, à equipe do Canal UTC, Ilha de Barbados com Rafinha Bastos, Cauê Moura e PC Siqueira. “Foi simplesmente sensacional. Muitas empresas investiram em publicidade e conhecimento, o que criou uma forma dinâmica e atrativa para divulgar suas vertentes, com diversos desafios e brindes aos participantes”, explicou Lucas Haiael Araújo Zacarias, estudante de TADS.

A experiência oportunizou aos alunos novas possibilidades, o estímulo à criatividade e a aplicação da teoria na prática. A próximo Campus Party será em maio, em Brasília, e já contará com a presença de Luís Felipe. “Campus Brasília que me espere”, declarou.

 

Acesse aqui a página do Campus Party.

Veja o álbum de fotos no Facebook.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa.

Notícias (Servidor)

Fim do conteúdo da página