Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Programação do III Colóquio de Educação a Distância inicia atividades hoje, 20
Início do conteúdo da página
EaD

Programação do III Colóquio de Educação a Distância inicia atividades hoje, 20

Mesas e debates serão realizados durante todo o dia de hoje e amanhã, 21, no Câmpus Goiânia

Grupo Senhoras do Cerrado (sentadas a frente) recitou poesias no início da abertura
Grupo Senhoras do Cerrado (sentadas a frente) recitou poesias no início da abertura

Abertura oficial do III Colóquio de Ead do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi realizada na manhã desta quarta-feira, no miniauditório Demartin Bizerra, no IFG – Câmpus Goiânia. A conferência de abertura foi proferida pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luiz Fernando Dourado, que falou sobre as perspectivas para a educação a distância no Brasil.

Luiz fez um panorama da educação brasileira, fazendo referência ao contexto histórico da educação, bem como do contexto sociopolítico e econômico do País, mencionando que “não tem como discutirmos as perspectivas da EaD sem compreendermos esse contexto”, afirma o professor. Ele defende que uma das alternativas para o crescimento da educação, e também da Ead, é a mudança na dinâmica das instituições, no sentido de realizar projetos em conjunto, coletivos, de forma mais participativa, trazendo novas perspectivas nesse sentido.

A solenidade foi aberta com a fala do diretor da EaD no IFG, professor Júlio César dos Santos, que afirma ser inegável a presença da educação a distância dentro da educação como um todo, defendendo inclusive que há de se falar em um “ensino a distância dentro da educação, pois a educação é uma só. Nessa perspectiva, trabalho a EaD como um processo de democratização da educação”, diz.

Para a diretora Executiva do Instituto, Adriana dos Reis, que participou do evento representando o reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, “esse evento marca a trajetória da EaD no IFG. Ele começou em sua primeira edição falando sobre tecnologias, na segunda, tratou das práticas pedagógicas e agora está tratando da importância da educação a distância, que é o caminho traçado pela EaD na Instituição”, finaliza.

Para a pró-reitora de Ensino, Oneida Cristina Barcelos Irigon, a educação a distância é “fruto da democratização do ensino. A EaD possibilita essa democratização e cada vez mais se constitui como ferramenta para as pessoas que não têm acesso à educação. Já avançamos, temos nossos regulamentos, vamos agora instituir ações mais concretas”, finaliza.

 

Veja a programação na página eletrônica do evento.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Notícias (Servidor)

Fim do conteúdo da página