Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 12º Seminário de Iniciação Científica vai apresentar à comunidade mais de 350 projetos de pesquisa
Início do conteúdo da página
Divulgação científica

12º Seminário de Iniciação Científica vai apresentar à comunidade mais de 350 projetos de pesquisa

Evento está com inscrições abertas

  • Criado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 09h37
  • Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 20h07

O debate em torno da pesquisa aplicada, da exposição dos trabalhos científicos e da divulgação da ciência em instituições públicas permeia a realidade institucional em cada local onde se realiza pesquisa. Anualmente são publicados editais e selecionados estudantes e seus orientadores para que ao longo de um ano eles possam ir a fundo em temas que devem ser relevantes à sociedade, que tenham aplicabilidade, que demonstrem para as pessoas a interferência da ciência na vida delas. Para dar esse retorno, não apenas aos estudantes e pesquisadores dos programas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, mas também às comunidades inseridas nas cidades onde o Instituto Federal de Goiás (IFG) está presente, é que o IFG vai realizar no dia 27 de novembro seu 12º Seminário de Iniciação Científica.

Para os estudantes pesquisadores, a participação é obrigatória, mas também é considerado um momento de mostrar o que foi feito, como foi feito e, principalmente, os resultados de 12 meses de trabalho e estudo. Esse ano, o Seminário será realizado no Câmpus Aparecida. A expectativa é que mais de 400 pessoas participem do evento, entre pesquisadores e a comunidade acadêmica. A representação será de todos os 14 câmpus da instituição.  

O edital de inscrição dos trabalhos foi publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg). Todos os estudantes devem ter seus trabalhos inscritos para apresentação, que são fruto de pesquisas feitas por meio de edital de um dos programas de iniciação científica ou desenvolvimento tecnológico, entre 2018 e 2019. A inscrição no Seminário deve ser feita apenas pelo orientador. Os projetos a serem apresentados foram finalizados em julho desse ano, pelos programas: PIVIC, PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e PIBIC-EM.

A estudante e pesquisadora Fabiana Thais Pereira Pedraza, que participou do PIBITI com a pesquisa: Memes na EJA: a transgressão do gênero meme como incentivo à leitura de obras literárias, ressalta sua experiência durante ano na iniciação científica. “Foi muito gratificante. Consegui aprender e expandir meus conhecimentos na minha área de interesse. Foi possível despertar em mim a vontade de analisar e investigar metodologias didáticas que possam ser úteis para a sociedade”, comenta.

A aluna considera o Seminário de Iniciação Científica importante, pois é um meio para divulgação do trabalho e momento de prestigiar outras pesquisas que têm sido feitas. Ela espera, com a pesquisa desenvolvida, “motivar os professores e futuros professores de língua portuguesa a considerar a importância da prática de leitura com os alunos e enxergar nos memes uma possível prática pedagógica para o incentivo da leitura de obras literárias”, diz. E as pretensões da pesquisadora não param nesse projeto, ela pretende futuramente expandir esse mesmo estudo com os memes, que, segundo ela, “podem servir de prática pedagógica em outras áreas do conhecimento”, conta. A opção pelo estudo dos memes se deu pela temática atual ser interessante aos jovens e pelo gênero meme ser “bem maleável, chamando atenção quando bem trabalhado”. O trabalho foi orientado pela professora Suelene Vaz. 

A previsão para o evento, segundo o diretor de Pesquisa e Inovação, Thiago Eduardo Pereira Alves, é de que os 390 projetos de pesquisa que foram executados sejam inscritos. Ele explica que a metade deve ser apresentada na forma de comunicação oral e metade na forma de pôster. “Isso será definido conforme a ordem de inscrições”, afirma.

Trabalhos

Os projetos devem ser inscritos na forma de resumo simples da pesquisa, até o dia 9 de novembro. A forma de apresentação – comunicação oral ou pôster – será indicada pelo orientador, no ato da inscrição, mas seguirá a ordem de inscrição, segundo o edital. Os modelos e documentos estão disponíveis no edital e no site da Proppg.

Os trabalhos serão avaliados ao longo do evento e os aprovados vão ser publicados nos anais do Seminário. Segundo o edital, no ato da inscrição, o orientador deverá indicar se tem o interesse de concorrer à publicação do trabalho completo no caderno em.formação, da editora do IFG. Neste caso, será realizada uma avaliação por comissão especial para a seleção dos trabalhos.

Acesse as informações, edital e modelos dos trabalhos.

Faça a inscrição.

Acesse o edital.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página